Pular para o conteúdo

gota + verde

O principal objetivo é fortalecer os laços da criança urbana, seu núcleo familiar e 
escolar com a natureza, promovendo o contato com o ciclo completo do plantio, da semente ao consumo nas refeições

objetivos específicos

WhatsApp Image 2021-08-23 at 13.42.04
  • Incentivar a alimentação saudável por meio do cultivo e colheita de alimentos orgânicos;

  • Apresentar o consumo das PANCs – plantas alimentícias não convencionais – como oportunidade de combate à insegurança alimentar e subnutrição;

  • Oportunizar a redução do desperdício de alimentos;

  • Promover os serviços ecossistêmicos da natureza com a ampliação constante do “Bosque da Gota”.

logo gota verde

nossas atividades

EDUCAÇão ambiental

O cuidar da horta faz parte da rotina, desde o plantio até a colheita, permitindo a elas ter uma noção completa do ciclo de vida da natureza. O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, despertando a curiosidade e influenciando nos hábitos alimentares.

vivência na horta

As famílias das crianças da Educação Infantil estão sendo convidadas a conhecer a horta e o bosque, vivenciando de perto o que as crianças estão realizando na escola. Além de promover um momento de plantio entre os familiares e as crianças, a experiência fortalece o vínculo com a escola

oficinas internas

Os colaboradores, principalmente das áreas do pedagógico e nutrição, estão recebendo capacitações sobre os espaços verdes da entidade, recebendo informações sobre as espécies existentes e como cada área pode se apropriar dos espaços verdes, promovendo o ciclo completo

oficinas abertas

Projeto teve início em 2021, com a oficina gratuita de Jardinagem Básica: Será que é preciso ter o “dedo verde” para ter sucesso no cultivo e cuidado das plantas em casa? A ideia é promover encontros oferecendo dicas de plantios e promover hábitos sustentáveis, como a compostagem

"O toque da pele com a terra, o pisar na terra e no gramado envolve
liberação de hormônios, de bem estar e relaxamento.
Crianças que crescem envoltas por natureza se tornam
adultos envolvidos nas causas ambientais"
Pedro Trasmonte
biólogo responsável


horta orgânica

O projeto promove o cultivo de ervas aromáticas como o manjericão, alfavaca, sálvia, alecrim, orégano, salsinha, cebolinha, capim-limão, e também de alimentos como tomate, quiabo, abobrinha, feijão – principalmente com objetivo educacional.

Também plantamos algumas espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s), como coentro-amazônico, limonete, capuchinha, peixinho da horta, taioaba, ora-pro-nóbis… As Panc’s, além de apresentarem desenvolvimento espontâneo, possuem alto potencial alimentício, mas não são consumidas em larga escala

da horta à mesa

Todos os alimentos cultivados na horta são encaminhados a equipe de nutrição para preparo e consumo tanto nas refeições das crianças como dos colaboradores, que almoçam na entidade

“As crianças vão levar essa experiência aqui com vocês para o resto da vida. Eu tive esse contato com a natureza há 30 anos, no Nordeste, com meus avôs, e estar aqui hoje – vendo um pouco o que a Laura faz na rotina da escola é o resgate de uma memória. Esse contato todo com a natureza estimula a criatividade e a educação alimentar"
Janaires
Mãe da Laura
“Foi muito interessante e rico de informação, tanto para nós como para as crianças, que absorvem todo este conteúdo e levam para casa. Quando fizeram a colheita de couve, a Milena ficou encantada. Falou muito sobre este momento e de tudo que aprendeu. Dá outro olhar para criança sobre os alimentos, influenciando os hábitos”
Marcela Chaves
Mãe da Milena

O “Bosque da Gota”, parte da antiga área de eventos, é um espaço hoje destinada à Educação Ambiental por meio do contato direto com a natureza, plantio de mudas, observação de aves, polinizadores e produção de alimentos, oportunizando à criança urbana vivenciar sensações únicas de bem-estar e qualidade de vida. 

O bosque possui espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, seu alvo principal, mas também algumas árvores frutíferas não nativas que compõem nosso pomar.

conheça as espécies nativas da Mata Atlântica do bosque

ou Schinus terebinthifolia é árvore de pequeno porte nativa da América do Sul.  A aroeira é uma espécie rústica, de fácil adaptação e pioneira na regeneração de áreas degradadas. É abundante no nosso Bosque, sendo a maioria de crescimento espontâneo, provavelmente devido à animais que dispersam suas sementes (aves e morcegos).

Seu fruto é pequeno, globuloso e vermelho, altamente atrativo à fauna local. As sementes são conhecidas como “pimenta de cheiro” e apreciadas na gastronomia como importante especiaria, rica em vitaminas A, B1, B2, C, E, cálcio e ferro.

A medicina popular utiliza a aroeira no tratamento de diarreias, gastrites e dispepsias. O gargarejo com chá feito de suas sementes é conhecido como poderoso anti-inflamatório contra dor de garganta.

ou Psidium cattleyanum é uma árvore nativa da mata atlântica e restingas, ameaçada de extinção no estado de São Paulo. Da mesma família da goiaba e jabuticaba, pode atingir até 6 metros e é altamente resistente contra pragas e doenças, devido à suas propriedades medicinais. Seus frutos são redondos e amarelados, ricos em vitamina C (3 vezes mais que a laranja), cálcio, fósforo, ferro, carotenóides e fibras, com potencial para consumo in natura ou produção de compotas, doces, sucos e geleias.

ou Cecropia sp é uma árvore nativa de médio porte, conhecida por ser a preferida do bicho-preguiça. Possui folhas de até 40cm e é pioneira na recuperação de áreas degradadas.

Seus frutos são altamente apreciados por aves de diversas espécies. Possui propriedades medicinais relacionadas ao combate à hipertensão.

O Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, muito característica da encosta úmida da Serra do Mar e da floresta ombrófila densa da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Sua principal característica é a capacidade de mudar a coloração das flores.

O que caracteriza este fenômeno é que suas flores vão mudando de coloração com a passagem do tempo. Elas desabrocham brancas, passam para um tom de rosa na fase mais madura e chegam a um tom de lilás profundo quando estão prestes a murchar e cair.

A pitomba é o fruto da pitombeira (Talisia esculenta), árvore presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro, que chega a ter até doze metros de altura.

é uma árvore da família das anacardiáceas, de nome cientófico Spondias purpurea. Esses mesmos nomes também se referem ao seus frutos. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura

 ou Plinia cauliflora é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.

A pitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora), dicotiledônea da família das mirtáceas. Tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha, laranja, amarela ou preta. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação

Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora da família Passifloraceae. A planta, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América. 

POMAR DIDÁTICO ​

Espécies frutíferas, que foram doadas em 2021, e hoje compõem o nosso Pomar ao fundo do bosque

é um árvore decídua, cujo fruto, a amora, é apreciado no mundo todo. O tamanho da árvore pode variar de acordo com o local do plantio, pois em vasos a planta tende a ter um tamanho menor, diferente do cultivo no solo de jardins, quintais e pomares, onde seu desenvolvimento é potencializado. Seu porte é médio, alcançando de 4 a 12 metros de altura.

Origem: Originária da Ásia e trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses, a amora preta ou amora miúra, como é mais conhecida, são amplamente cultivadas na China e Japão

Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona
Conteúdo da sanfona

composteira

compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica – que seria colocada no lixo normal – em adubo natural. Material que é usado na agricultura, em jardins e plantas, enriquecendo o solo e substituindo o uso de produtos químicos. E é desta forma que adubamos nossa terra. Temos uma composteira localizada no bosque que recebe diariamente os restos de alimentos não aproveitados pela cozinha.

"Esse processo que estão fazendo de aproximar as crianças à natureza é lindo. Hoje tem muita tecnologia, telas de celular, tablet, e esse contato é primordial e super importante para quebrar um pouco com isso e trazer uma vivência que ficará na memória de cada um deles"
Luiz
Pai da Ana Luiza
"Foi incrível conhecer o que a Milena leva de informação para casa quando relata as atividades. E todo esse contato com a natureza. São várias plantas diferentes, que em casa ela não teria acesso. Ficamos encantados com toda essa vivência e possibilidades"
Nathalia
Mãe da Milena

apoio

logo adm