Pular para o conteúdo

#BosquedaGota: dia de conhecer a espécie de maior abundância da Gota

    #bosquedaGota A Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia), também conhecida como pimenta-rosa, é uma árvore pioneira nativa da América do Sul. Extremamente rústica, resiliente e de fácil adaptação, muito utilizada na recuperação de áreas degradadas e/ou antropizadas.

    É a espécie mais abundante em nosso bosque, sendo muitas delas de crescimento espontâneo devido à dispersão de sementes feitas pela fauna urbana, especialmente aves.

    As folhas jovens possuem cor avermelhada, que se tornam verdes quando maduras.
    Seu fruto, a pimenta-rosa, é pequeno, esférico e, quando maduro, vermelho. Altamente atrativo de animais. É utilizado na culinária para saborizar e aromatizar diversos pratos, elevando também seu nível nutricional pois é rico em vitaminas A, B1, B2, C, E, cálcio e ferro.

    Na medicina popular, a pimenta-rosa é utilizada no tratamento de diarréia, gastrite e dispepsias. O gargarejo com chá feito de suas sementes é conhecido como poderoso anti-inflamatório contra a dor de garganta.

    Sobre o Gota+Verde

    O principal objetivo é fortalecer os laços da criança urbana, seu núcleo familiar e 
    escolar com a natureza, promovendo o contato com o ciclo completo do plantio, da semente ao consumo nas refeições.

    Hoje, o Gota +Verde tem como parceiro a empresa ADM Cares

    #gotaverde #arvores #admcares #gotadeleite #organicos #hortaurbana #jardimurbano #horta #educacaoambiental #pancs #bosque #ervasaromaticasHorta