Pular para o conteúdo

Sustentabilidade

Ativo 1

Através de capacitações e participação em redes, nós compreendemos o potencial dos objetivos de desenvolvimento sustentável, tanto para solucionar os problemas socioeconômicos e ambientais propostos, como para aproximar nosso discurso de transformação social e impacto positivo junto de todos os atores envolvidos nesse processo, como governo, empresas, universidades e outras OSCs – conectando diferentes stakeholders com nosso propósito.

Ao associar os ODS com as ações desenvolvidas pela Gota,
percebemos a interconexão entre muitos dos objetivos.

destacamos o educação de qualidade

Busca garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas. Algumas das suas metas estão diretamente relacionadas a nossa missão e trabalho diário de assegurar acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância (4.2), a preocupação com habilidades e competências técnicas e socioemocionais, tanto no futuro das crianças (4.4) como através de profissionais qualificados (4.c).

 

E na (4.7) que aborda a educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

 

Na Gota, buscamos a formação de cidadãos críticos, criativos, conscientes e solidários ao seu papel na sociedade, atuando com a concepção construtivista, formação contínua das pedagogas, valorizando o aprendizado e envolvimento com a comunidade, tal como pudemos conhecer conceitos valiosos durante o Percurso Formativo do Itaú Social UNICEF no final de 2020. Além disso, estamos cada vez mais buscando consciência social e ambiental – através de uma governança que tem a visão de ser referência como instituição educacional com gestão colaborativa e sustentável, e valores de excelência, ética, transparência, valorização e respeito, integridade e orgulho de pertencer.

 

 

Com a educação pautada nesses preceitos, aliada aos nossos importantes projetos de esporte e música, ganhamos força com a conscientização ambiental na horta, que trabalha a conexão com a natureza, com o orgânico, com o reaproveitamento e possibilita aprendizado, economia, estilo de vida, saúde e cidadania.

nossa atuação está ligada a mais 11 objetivos, que se conectam
de forma direta, subjetiva ou como consequência de ações

1 A Erradicação da pobreza, o 2 Fome zero e agricultura sustentável – que aborda segurança alimentar e melhoria da nutrição. 5 Igualdade de Gênero

8 Trabalho decente e crescimento econômico. O 10 por exemplo: Redução das desigualdades – Pode ser considerado o objetivo que mais tem relação com todos, uma vez que eles tratam de desafios que são causa da desigualdade social. 

O 11 Cidades e comunidades sustentáveis. O 12 Consumo e produção responsáveis. Mais recentemente também estamos buscando nos alinhar cada vez mais ao 13 Ação contra mudança Global do Clima e 15 Vida terrestre.

E principalmente, o 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 Parcerias e meios de implementação, dois importantes objetivos para trabalharmos com responsabilidade e com colaboração em prol do desenvolvimento sustentável.

A Gota é signatária da estratégia ODS e somos certificadas pelo
PNUD Brasil no Curso: Integrando a Agenda 2030 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nossos Sonhos

energia
fotovoltaica

Projeto que está sendo estudado e planejado para que a Gota de Leite consiga produzir sua própria energia. A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade 

captação da
água da chuva

O objetivo é implantar um sistema completo que realize a captação da água da chuva para que possamos utilizar esta água em limpezas e em outras atividades. Desta maneira, diminuiremos nosso consumo diário 

ampliação
da horta

Queremos ampliar nossa horta, com ações socioambientais com cuidado integral do plantio ao consumo. O objetivo é promover a conscientização ambiental, bem estar, educação, nutrição às crianças e a comunidade

Juntos unimos esforços para atingir os objetivos, mudar o mundo e não deixar ninguém para trás

Nos ajude na construção destes
sonhos sendo nosso parceiro