Pular para o conteúdo

História

Em 11 de junho de 1914 foi fundado o Instituto de Proteção a Infância de Santos e desde seu primeiro dia de funcionamento, num prédio alugado à Rua General Câmara, onde o Dr Alcides Lobo Viana atendia gratuitamente bebês lactentes até os dias atuais, a Gota de Leite sempre teve respaldo do trabalho voluntário de dirigentes e representantes da comunidade. No inicio da entidade, com o apogeu do comércio cafeeiro, comerciantes locais importavam vacas holandesas, que garantiam o leite para as crianças atendidas.

O nome Gota de Leite vem da origem da entidade, quando as mães que não conseguiam amamentar recebiam garrafinhas de leite fresco para alimentar seus bebês. Eram inclusive organizados concursos de robustez infantil, com prêmios para as crianças mais bem alimentadas.

O volume de atendimento foi crescendo e surgiu a necessidade de maiores instalações. Em 1924, a Gota passou a funcionar no prédio atual, que abrigava um amplo ambulatório de pediatria, com lactário e ala de internação para as crianças, dando origem a um hospital infantil. Logo depois, em 1939, foi inaugurado o Hospital Infantil da Gota de Leite e devido ao abandono de crianças no hospital, foi criado o Internato.

De 1972 até 2000, o Lions Clube Santos-Sul, dentro de seus objetivos de servir a comunidade, adotou a Gota de Leite como obra permanente, onde canalizou a maior parte de suas realizações assistenciais.

Considerada obra de utilidades pública federal, estadual e municipal, a partir de 1998 a entidade deu um importante passo na área de educação. Com a adoção de um novo conceito na prática educativa, o modelo assistencialista deu lugar ao construtivismo, uma abordagem moderna de ensino e cuidados, baseada no conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades da criança desde o nascimento.

O ano de 2000 representou um momento de mudança na entidade. Um novo Conselho Deliberativo e uma nova diretoria foram eleitos na Assembléia Geral e assumiram o controle da instituição. Pela primeira vez na história da Gota, pais de alunos e funcionários participaram ativamente desta eleição.

Foi fundado pelo médico sanitarista Dr. Alcides Lobo Vianna com esforços de seus amigos:

Antônio de Freitas Guimarães Sobrinho
Antônio da Silva Azevedo Junior
Benedicto Ernesto Guimarães
Joaquim Montenegro
João Fernandes de Pontes
Leôncio de Resende
Othon Feliciano
Manoel Geraldo Forjaz
Ulysses Lobo Vianna
Geraldo Leite da Fonseca
Manoel Cupertino de Almeida

Camilo Borges Ratto
Accácio Borges Leite
Júlio Conceição
Pedro de Souza Aranha
Godofredo de Faria
Arthur Tomaz Coelho
Vicente Pires Domingues
Benjamin Machado
João Francisco Wright
João Carvalhal Filho
Ernesto Borman

José F da Silva Pinto
Alfredo Freire
Antonio Domingues Pinto
Viriato Correa da Costa
Luiz Requejo
Sylvio Soares
Erasmo Assumpção
Luiz Suplicy
Luiz Couceiro

10
Anos
100
Crianças
10
Colaboradores