Pular para o conteúdo

Matéria do portal da prefeitura: Rede Sementeira de Santos aprova criação do Dossiê ODS do terceiro setor

    Nesta segunda-feira (21), sediamos um importante encontro da Rede Sementeira, com as entidades parceiras para discutir possibilidades de como alinhar as metas da Agenda 2030 às entidades. Após a palestra ‘ODS Santos 2030: Construindo juntos a cidade que queremos‘, foi sugerido a elaboração do Dossiê ODS do Terceiro Setor. Confira a reportagem do site da prefeitura de Santos:

    REDE SEMENTEIRA DE SANTOS APROVA CRIAÇÃO DO DOSSIÊ ODS DO TERCEIRO SETOR

    A Rede Sementeira de Santos aprovou, na tarde da última segunda-feira (21), em evento realizado na Gota de Leite, a elaboração do Dossiê ODS do terceiro setor. Os documentos atuarão como um diagnóstico de todos os projetos das 30 organizações parceiras para alcançar as metas da Agenda 2030, pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU).

    O modelo será semelhante ao Dossiê ODS Santos 2030, que reúne 270 ações contínuas de todas as secretarias, autarquias e empresas mistas. Ele inclui objetivo geral, objetivos específicos, bandeiras e metas ODS relacionadas ao projeto ou programa, local de aplicação, público-alvo, parceiros envolvidos e impacto esperado. Com as informações é possível identificar, monitorar e planejar ações para o enfrentamento aos indicadores negativos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), do Programa Cidades Sustentáveis.

    Para Raquel Rollemberg, assistente social da Assistência à Infância de Santos Gota de Leite, os dados do índice ampliarão a efetividade das organizações sem fins lucrativos da Rede Sementeira, que trabalham em diversas vertentes para a melhoria qualidade de vida de crianças e adolescentes.

    “Com essa proposta de trabalho, acredito que vamos ter um grande resultado no combate às desigualdades e dos demais indicadores negativos”.

    “Queremos e precisamos fazer parte desse movimento. Devemos construir nossos projetos e estar integrados com as políticas públicas, para conseguir recursos e, por consequência, gerar impacto para a Cidade”, concluiu Wilma Monteux, conselheira da Casa da Esperança.

    O Dossiê ODS do terceiro setor será elaborado pelo Departamento de Políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC). O lançamento oficial acontecerá nas próximas semanas. “A proposta de integração visa uma ação coletiva de diagnóstico dos projetos realizados pelo terceiro setor. A partir disso, conseguimos atrair outros parceiros, como as iniciativas privadas”, finalizou Fábio Tatsubô, chefe do Depods.

    Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS