Assim que recebemos a proposta para comemorarmos o dia do livro o que logo nos veio a cabeça foi o Sitio do Pica Pau Amarelo, sabendo que é um clássico da literatura infantil brasileira, sendo o principal cenário das muitas histórias de Monteiro Lobato.
Hoje, é mais raro que crianças tenham contato com livros ou brinquem como as gerações anteriores. Os aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e notebooks hoje fazem parte integral do dia a dia da criança, e as brincadeiras de cunho mais físico e social tem perdido espaço. Nesse sentido, é importante que a escola faça um resgate de tais práticas saudáveis e necessárias para o desenvolvimento da imaginação e identidade da criança.
Sendo a brincadeira uma forma lúdica da criança se relacionar com o ambiente ao seu redor, que exercita sua criatividade e imaginação, despertando sua natural curiosidade pelos mistérios que a cercam, a temática do Sítio do Pica Pau Amarelo oferece as crianças um universo rico para brincadeiras que auxiliam no aprendizado de outros conteúdos e habilidades também.
Não poderíamos ter escolhido outra coisa para trabalhar junto as nossas turmas se não MONTEIRO LOBATO!
Objetivos:
Conhecer um pouco da literatura infantil de Monteiro Lobato e o universo rural.
Desenvolver a capacidade de imaginação.
Estimular gosto pela leitura.
Aprender brincando.
Desenvolver a coordenação motora .