Pular para o conteúdo

Quem faz a Gota: Pedro Trasmonte

    Vamos começar a semana conhecendo mais um colaborador que dá vida a Gota de Leite? Com 32 anos, Pedro Augusto Trasmonte da Silva, é nosso biólogo, educador e gestor ambiental, responsável pelo Projeto de Educação Ambiental Gota+Verde.

    Apaixonado por atividades ao ar livre, que o conecte com a natureza, Pedro faz parte da nossa equipe de prestadores de serviço há dois anos e veio pela oportunidade de trabalhar com nossos espaços verdes transformando-os em potenciais laboratórios de biodiversidade e desenvolvimento socioeducativo. “Semeando a educação ambiental na rotina de toda a comunidade escolar”, ressalta.

    Como a de muitos santistas, sua história com a entidade começou bem cedo, como frequentador das nossas antigas Quermesses. “Minha infância foi marcada pelas idas em família às Quermesses anuais da Gota de Leite. Era um evento aguardado o ano inteiro. Hoje, atuando dentro da instituição, pude perceber toda a importância do trabalho socioeducativo com a primeira infância realizado há anos, muito além das quermesses, que ficou na lembrança”, conta.

    Confira 5 perguntas que Pedro respondeu para conhecermos melhor sua atuação aqui na entidade:

    Para você qual o significado e importância de atuar numa Instituição como a Gota?
    Acredito que é uma verdadeira potência de articulação e transformação social. É, possivelmente, o setor que mais possui a habilidade de transitar entre as várias camadas da sociedade, entender suas necessidades e fomentar, incentivar, encadear e lutar por políticas públicas de desenvolvimento social, cultural, ambiental, etc. É uma experiência muito interessante, profissionalmente, socialmente e culturalmente, estar envolvido na atuação de uma ONG da região. Além disso, há diversas ONGs com diversos temas e públicos centrais, capazes de amparar praticamente quaisquer interesses daqueles que desejam atuar nesse setor.

    Como o seu trabalho é desenvolvido na Gota?
    O Projeto Gota+Verde possui duas frentes principais de desenvolvimento: em campo, onde realizamos o manejo da horta orgânica e do bosque, com plantio de mudas, acompanhamento, colheita, controle natural de plantas e insetos invasores, construção de espaços pedagógicos naturais, manejo da composteira, registro de espécies, etc; e no escritório, com a programação e desenvolvimento de materiais de apoio pedagógico, tais como banners, oficinas, conteúdo para as mídias sociais, etc

    Qual a importância da sua área no atendimento às crianças e suas famílias?
    A educação ambiental é um pilar urgente para a mitigação dos impactos que causamos na natureza e suas consequências a curto, médio e longo prazo. A consciência ambiental se dá pela sensibilização através de práticas de contato e reconexão da vida urbana com a natureza. Durante as vivências com os familiares na nossa horta e bosque, tivemos retornos positivos sobre a rotina das crianças e seu interesse pelos temas do mundo natural, alimentação saudável, etc. Possibilitamos, inclusive, o contato da comunidade com o universo das PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais -, que são ricas em nutrientes e verdadeiras potencialidades no enriquecimento da alimentação e no combate à insegurança alimentar.

    Como você vê a evolução do espaço do bosque e da horta nos dois anos de atuação?
    As áreas verdes urbanas funcionam como pólos de biodiversidade, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e ambiental da região. Além disso, se inseridos nos espaços educativos, funcionam como laboratórios de experiências e reconexão das infâncias com a natureza, contribuindo para a geração de adultos potencialmente mais sensíveis e engajados pela proteção do meio ambiente. Ressignificar parte dos espaços verdes da Gota de Leite na construção da nossa horta orgânica e o bosque é uma experiência constante de transformação e crescimento. Estamos sempre descobrindo novidades nesses espaços, tais como mais de 40 espécies de borboletas e aves que visitam nosso bosque e plantas nativas que vivem germinando sem interferência humana, indicando a evolução e maturação do bosque com o passar do tempo.

    Quais são os sonhos em relação a Gota de Leite?
    Acredito que meu grande sonho em relação à Gota e a execução do Projeto Gota+Verde seja a institucionalização da educação ambiental como parte de um programa de atividades, hábitos e práticas sustentáveis que percorram, integrem e consolidem todos os setores da instituição, tornando-a uma verdadeira referência regional em futuro sustentável.