A brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância e é através dela que a criança significa e ressignifica o mundo, constituindo suas práticas culturais.
Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.
Neste segundo semestre pudemos adquirir vários brinquedos para as diversas fxs etárias e investir no “faz de conta”, onde a criança se apropria da cultura ao
experimentar a imaginação, a interpretação e a construção de significados para diferentes situações.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente puderam contribuir para esta aquisição
Eliete Bruno – Diretora Pedagógica