Pular para o conteúdo

Pedagógicos

A Gota de Leite é uma instituição centenária, sem fins lucrativos que exerce sua função na área social e educacional com a finalidade de garantir a qualidade de vida e bem-estar ao público atendido sem discriminação de credo ou raça. 

Desenvolvemos o nosso trabalho pedagógico embasados na concepção construtivista. Partindo destes pressupostos concebemos nossas práticas contemplando a criança como um ser capaz de construir seu próprio conhecimento à medida que interage com outras pessoas e com o meio social. Valorizamos seus conhecimentos prévios, respeitando os aspectos físicos, cognitivos, linguísticos, emocionais e sociais das crianças nas especificidades da primeira infância, por intermédio de atividades sistematizadas intencionais, estruturadas e livres, integrando as diversas áreas do conhecimento e os aspectos da vida cidadã por meios dos princípios éticos, estéticos e políticos. Visando o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma em relação ao conhecimento e as práticas sociais e culturais.

O Projeto Político Pedagógico tem como premissa trabalhar com as potencialidades tanto das crianças, como também de suas famílias e dos funcionários da entidade, estabelecendo-se de forma democrática ao concretizar a participação de todos os envolvidos no contexto escolar, resultando na definição de metas e na implantação de ações, construindo competências para uma vida com mais qualidade.

Hoje atendemos 250 crianças de 11 meses a 5 anos e 11 meses na creche e pré-escola, em período integral. 

O corpo docente é composto por 26 educadoras formadas em pedagogia, habilitadas para educação infantil, as quais baseiam suas ações em fundamentos teóricos, práticos, metodológicos e intencionais que corroboram o entendimento de que a criança seja concebida como sujeito social, cidadã de direitos e produtora de cultura. Investimos na formação continuada desses profissionais envolvendo-os em supervisões semanais e cursos presenciais.

Temos o setor nutricional ao qual cabe a nutricionista não somente a responsabilidade pela organização do cardápio da instituição, mas o acompanhamento de pesagem e medida das crianças. Quando imprescindível oportuniza orientações aos responsáveis.

Dispomos também do setor social que atua nas condições de acolhimento, orientação e encaminhamento das famílias para órgãos competentes de atuação, tornando-se uma das ferramentas de apoio no contexto institucional e familiar.

Contamos também com a parceria de alguns profissionais: fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos, que juntam esforços para contribuir com a qualidade do serviço ofertado.

Ao longo dos 105 anos o trabalho da instituição sempre foi fundamentado no fortalecimento do atendimento às crianças, e atualmente opta por uma proposta pedagógica crítica, reflexiva, consciente e de qualidade, voltada para integração entre educação e cuidado, salientando através desta perspectiva o desenvolvimento integral da criança, aliás missão que nos acompanha:

Oportunizar educação, esporte e cultura para crianças e adolescentes na Baixada Santista, contribuindo para formação de cidadãos críticos, criativos, conscientes e solidários ao seu papel na sociedade