Pedagógicos

Creche e Escola de Educação Infantil

Cerca de 220 crianças, de 11 meses a 6 anos, tem seu atendimento garantido no trabalho pedagógico desenvolvido em projetos semestrais, respeitando-se a faixa etária de cada criança e os eixos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que evidenciam os direitos das crianças a acessar os processos de apropriação, renovação e articulação de saberes e conhecimentos e à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outros meninos e meninas; 
 
Consideramos a criança um Ser capaz de construir seu próprio conhecimento a medida que interage com outras pessoas e com o meio social. Valorizamos seus conhecimentos prévios, respeitando seus aspectos fisicos, cognitivos, emocionais e sociais e visamos o desenvolvimento de uma postura critica e autonoma em relação ao conhecimento e as práticas sociais e culturais.
 
Trabalhamos com a formação continuada dos profissionais que atuam diretamente com as crianças (educadores), cujo objetivo é de que os mesmos possam desenvolver sua prática pedagógica de uma forma reflexiva, ajustando sua ação e refletindo novamente sobre ela, sempre pronta a modificá-la quando necessário. Esses encontros acontecem semanalmente durante supervisões e encontros de 1 hora e mensalmente com todos os funcionários quando discutimos o Projeto institucional.
 
Cabe ao profissional saber mediar situações que possibilitem essa construção e que antes de planejar qualquer atividade, pensem em como funciona a sociedade, como são as regras sociais e se o que será apresentado está relacionado com a realidade e com a faixa etária das crianças com a qual trabalha. Trabalhamos por meio de projetos semestrais, sequência de atividades e atividades permanentes com conteúdos  específicos para cada faixa- etária, baseados nos princípios teóricos de Vygostky, Piaget, Emília Ferrero entre outros…

Confira o projeto do 2º semestre de 2016

A Gota de Leite trabalha por projetos semestrais. Em cada semestre um eixo específico é escolhido. De acordo com os conteúdos, preparamos atividades específicas que garantam o aprendizado das crianças.

Projeto: Valores

Turmas: Maternal 2, Jardim e Pré

Tempo Previsto:  3 meses

Eixo de Trabalho Predominante: Linguagem Oral e Escrita

Início: Agosto de 2016                           Término: Novembro de 2016

         1.Objetivo Compartilhado com as crianças (o que as crianças vão fazer com a professora e a sua turma):

          Construção de um painel informativo com textos, imagens e legendas feitas pelas crianças de alguns temas sobre valores.

         2.Objetivo Didático (para que fim didático servirá o projeto):

  • Resgatar e esclarecer com as crianças valores como: prática do respeito, honestidade, companheirismo, fraternidade, amor, diálogo, comunicação, inclusão, amizade, valorização, confiança, cuidado, lealdade, ética e justiça.
  • Desenvolver nas crianças bons hábitos de convivência em grupo praticando valores;
  • Incentivar as crianças a valorizarem os sentimentos e a liberdade de expressão dos amigos;
  • Amenizar o grau de agressividade e conflitos entre as crianças;
  • Incentivar a importância de cultivar as amizades e respeitar os amigos; 

        3.Didática (O que a professora precisa fazer para garantir o projeto):

  • Escolher alguns valores para serem trabalhados com sua turma;
  • Ler e pesquisar sobre eles;
  • Determinar de que forma irão expor no painel: imagens legendadas pelas crianças, fotos com atividades realizadas pela turma e legendadas por elas, pequenos textos informativos realizados pelas crianças, desenhos sobre o tema e etc…
  • Após receber o projeto definir os temas, o produto final, e planejar as atividades que serão trabalhadas com as crianças para o desenvolvimento do projeto;
  • Ao final fazer somente um registro avaliativo para que seja incluído no portfólio do projeto semestral: O que aprendemos com tudo isso? Mudamos nossos hábitos para melhor? Como a turma se comportou diante de todo este estudo? O que fica de marca para os nossos pequenos?

         4. Materiais: livros, revistas, jornal, vídeos, reportagens, mídia… 

Linguagem oral e escrita

Planejamos para o 2º semestre trabalhar com o eixo Linguagem oral e escrita, focando oralidade, devido a importância que este conteúdo tem para o desenvolvimento e a ampliação das capacidades comunicativas das crianças.

Sabemos que se expressar oralmente com clareza e autonomia está diretamente ligado as vivências do individuo e as oportunidades de participar ativamente como interlocutor, ouvinte e protagonista em diversas situações comunicativas, isso porque a comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes práticas sociais: conversas, apresentações, explicações, entrevistas e debates, entre outros, portanto, falar bem é uma condição da cidadania e a educação infantil pode contribuir para a aprendizagem das crianças.

Os conteúdos que atendem propriamente a linguagem oral, sem desvincular do conhecimento da linguagem escrita, são;

  • Recontar histórias já conhecidas pela turma;
  • Recitar poemas;
  • Elaborar e fazer entrevistas;
  • Apresentar um sarau de poesias;
  • Gravar histórias contadas pelas famílias;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Elaborar um documentário de um assunto de interesse das cças, do Universo delas;
  • Narrativas literárias.

Os produtos finais serão apresentados posteriormente  em um grande encontro realizado na Instituição, onde todos poderão conferir os diversos aprendizados.

Eliete Bruno – Direção Pedagógica
 

Imagens do 1º Semestre  

Este slideshow necessita de JavaScript.

   

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Saiba sobre a Formação pedagógica