A Gota

Assistência a Infância de Santos Gota de Leite é uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos que atende crianças de 11 meses a 6 anos na creche e educação infantil. O trabalho é realizado por educadores graduados e em formação contínua, tendo como referência os princípios construtivistas atrelados a práticas sociais reais. O Programa Pedagógico é atualizado semestralmente.

Consideramos a criança um Ser capaz de construir seu próprio conhecimento a medida que interage com outras pessoas e com o meio social. Valorizamos seus conhecimentos prévios, respeitamos seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e visamos o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma em relação ao conhecimento e as práticas sociais e culturais. 

A entidade possui três projetos, que se relacionam diretamente com o programa Pedagógico: o Nutrir, promovendo uma alimentação mais saudável aos alunos; o Gota+Verde, que cultiva a horta orgânica, além de desenvolver projetos ambientais; e o Dente de Leite, que atua na prevenção e tratamento da saúde bucal das crianças.   

Dentro dessas atividades desenvolvemos o caráter, espírito de perseverança e acima de tudo a perspectiva de proporcionar um futuro melhor com a finalidade de promover cidadãos críticos, objetivando um convívio harmonioso e digno de forma empática, altruísta e pacífica.

Ao longo dos anos, a entidade sentiu a necessidade de ampliar o atendimento para outras idades, criando novas frentes para atuar e atender as necessidades da sociedade. 

Em 2013, surgiu o projeto Gotas no Judô, com aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, promovendo a integração e inclusão social dessas crianças, enfatizando o tripé família, escola e comunidade. Muitas destas crianças já estão federadas junto à Federação Paulista de Judô e vem participando de importantes competições no Estado de São Paulo.

Em 2015 foi implantado o projeto Gota Rosa  que  atende as adequações com relação a Lei Orgânica da Assistência Social e NOB/SUAS/Resolução 27 e 33 do CNAS e visa proporcionar vias de acesso ao mundo do trabalho por meio de ações de qualificação profissional, através de oficinas de inclusão produtiva (corte e costura, patchwork e bijuterias), para  usuários a partir de 17 anos em situação de vulnerabilidade ou risco para que  estes possam ser protagonistas de suas vidas. 

Nosso principal objetivo é prestar serviços permanentes, sem discriminação de público assistido, com objetivo primordial de amparar e acolher a infância e a juventude por meio da educação, esporte, cultura e lazer, visando o desenvolvimento bio-psico-social, assim como fortalecer a família e a comunidade. 

HISTÓRIA

Em 11 de junho de 1914, foi fundado pelo médico sanitarista Dr. Alcides Lobo Vianna com esforços de seus amigos Antônio de Freitas Guimarães Sobrinho, Antônio da Silva Azevedo Junior, Benedicto Ernesto Guimarães, Joaquim Montenegro, João Fernandes de Pontes, Leôncio de Resende, Othon Feliciano, Manoel Geraldo Forjaz, Ulysses Lobo Vianna, Geraldo Leite da Fonseca, Manoel Cupertino de Almeida, Camilo Borges Ratto, Accácio Borges Leite, Júlio Conceição, Pedro de Souza Aranha, Godofredo de Faria, Arthur Tomaz Coelho, Vicente Pires Domingues, Benjamin Machado, João Francisco Wright, João Carvalhal Filho, Ernesto Borman, José F da Silva Pinto, Alfredo Freire, Antonio Domingues Pinto, Viriato Correa da Costa, Luiz Requejo, Sylvio Soares, Erasmo Assumpção, Luiz Suplicy, Luiz Couceiro na cidade de Santos, o Instituto de Proteção à Criança, na tentativa de diminuir a mortalidade infantil, devido o intenso fluxo de imigrantes na cidade e as condições insalubres, que colaboravam para aumentar os problemas sanitários e o temor de novas epidemias.

Desde seu primeiro dia de funcionamento, num prédio alugado à Rua General Câmara, onde o Dr Alcides Lobo Viana atendia gratuitamente bebês lactentes até os dias atuais, a Gota de Leite sempre teve respaldo do trabalho voluntário de dirigentes e representantes da comunidade.

No inicio da entidade, com o apogeu do comércio cafeeiro, comerciantes locais importavam vacas holandesas, que garantiam o leite para as crianças atendidas. O nome Gota de Leite vem da origem da entidade, quando as mães que não conseguiam amamentar recebiam garrafinhas de leite fresco para alimentar seus bebês. Eram inclusive organizados concursos de robustez infantil, com prêmios para as crianças mais bem alimentadas.

O volume de atendimento foi crescendo e surgiu a necessidade de maiores instalações. Em 1924, a Gota passou a funcionar no prédio atual, que abrigava um amplo ambulatório de pediatria, com lactário e ala de internação para as crianças, dando origem a um hospital infantil.

Logo depois, em 1939, foi inaugurado o Hospital Infantil da Gota de Leite e devido ao abandono de crianças no hospital, foi criado o Internato.

  • No inicio da entidade, com o apogeu do comércio cafeeiro, comerciantes locais importavam vacas holandesas, que garantiam o leite para as crianças atendidas.

De 1972 até 2000, o Lions Clube Santos-Sul, dentro de seus objetivos de servir a comunidade, adotou a Gota de Leite como obra permanente, onde canalizou a maior parte de suas realizações assistenciais.

Considerada obra de utilidades pública federal, estadual e municipal, a partir de 1998 a entidade deu um importante passo na área de educação. Com a adoção de um novo conceito na prática educativa, o modelo assistencialista deu lugar ao construtivismo, uma abordagem moderna de ensino e cuidados, baseada no conhecimento e no desenvolvimento das potencialidades da criança desde o nascimento.

O ano de 2000 representou um momento de mudança na entidade. Um novo Conselho Deliberativo e uma nova diretoria foram eleitos na Assembléia Geral e assumiram o controle da instituição. Pela primeira vez na história da Gota, pais de alunos e funcionários participaram ativamente desta eleição.

O grupo formado a partir de 2001 optou por repensar a missão da Gota de Leite, assim como traçar objetivos estratégicos para sua atuação. Para tal propósito contou com o apoio de consultoria em um processo que se estendeu por 14 meses e resultou em importantes decisões a respeito do direcionamento das ações da instituição. O intuito deste novo grupo era reestruturar estrategicamente a Gota de Leite, fazendo um planejamento a partir de toda a história da entidade, trazendo um perfil mais democrático na sua constituição.

Com o início da profissionalização da entidade foram criados programas e departamentos de apoio para aperfeiçoar as atividades da instituição. Foram fortalecidos o atendimento às crianças e o envolvimento com as políticas municipais, e ainda, a formação de educadoras. A saúde teve atenção com os projetos Dente de Leite e Nutrição. Foram criados departamentos como o administrativo/financeiro, captação de recursos, manutenção, voluntários, comunicação e operacional.

Hoje o atendimento na creche e na escola de educação infantil é para 242 crianças de 7 meses a 6 anos. Em funcionamento também outros programas como o Dente de Leite e o programa Nutrir.

Em 2011 iniciamos o Programa Gota Digital para 60 crianças de 6 a 14 anos, em 2013 o projeto Gotas no Judô com 120 crianças, em 2015 iniciou-se um projeto direcionado às mulheres, o projeto Gota Rosa e neste ano de 2016, aprovamos no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos, o projeto Musicalidade na Gota para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos.

 Missão

“Transformar o mundo, promovendo o desenvolvimento humano”

Assistência a Infância de Santos Gota de Leite
Avenida Conselheiro Nébias, 388 – Encruzilhada – Santos – CEP 11045-000 – Telefone: (13) 3202-0220 ‎  e-mail: gotadeleite@gotadeleite.org.br

 

Comemoração dos 102 Anos da Gota de Leite  

Este slideshow necessita de JavaScript.