Pular para o conteúdo

Gota de Leite apoia o Setembro Amarelo, estimulando a prevenção ao suicídio

    O suicídio leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos, e pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida no mesmo período, sendo considerado um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde e também pela OMS – Organização Mundial da Saúde.  

    Com o principal objetivo de prevenir novos casos, alertando a população sobre a realidade do suicídio, foi criada a campanha de conscientização Setembro Amarelo. A Gota de Leite, por meio do Setor Social, apoia esta importante ação que teve início no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). 

    “Este assunto é de extrema relevância nos dias atuais. O trabalho do CVV, com a divulgação do mês setembro amarelo, é para dizer sobre a importância de ter pessoas dispostas a OUVIR., visto o lema da campanha “Falar é a melhor solução”, e aqui na Gota fazemos nossa parte ouvindo quem está precisando e encaminhando para o setor de saúde”, ressalta a responsável pelo setor, Raquel Rolemberg Souza.

    Atendimento na Gota

    O Setor Social da Gota de Leite faz atendimento a todas as crianças e seus familiares, que são atendidas na Creche, Educação Infantil e nos projetos Musicalidade na Gota e Gotas no Judô, além dos participantes do projeto Gota Rosa e os colaboradores da entidade. Com orientação sócio familiar, avaliação social, estudo de caso e visita domiciliar, a equipe social faz avaliação e – identificado problemas emocionais  – encaminha para a rede municipal de saúde. 

    “De janeiro deste ano até o presente mês, abrangendo todos os nossos projetos sociais, foi identificado 88 usuários e/ou familiares, com fatores de risco emocional. Em todo os casos realizamos o encaminhamento para a rede municipal de saúde e continuamos o acompanhamento”, explica Raquel.

    De acordo com Raquel, o atendimento tem um ponto em comum com o CVV na medida em que se cria um ambiente para que as pessoas possam falar sobre seus problemas emocionais. Este acolhimento promove um alivio da tensão presente, e o encaminhamento para setores responsáveis do município que faz o tratamento, quando necessário. 

    Palestra Juntos pela Valorização da Vida
    Todos os colaboradores, participantes de projetos na Gota e familiares das crianças e adolescentes atendidos na Gota, estão convidados para palestra na próxima segunda-feira (18), às 9 horas, com participação do porta-voz do CVV de SantosRenato Caetano. 
    Conheça o trabalho do CVV 
    O Centro de Valorização da Vida é uma das organizações não-governamentais mais antigas do país, com 55  anos recém completos, e em Santos tem atividade há 36 anos ininterruptos. Atua exclusivamente com voluntários em atendimentos gratuitos, para ouvir e apoiar pessoas que precisam conversar, muitas delas com ideias suicidas.
     
    Atualmente são quase 2.200 voluntários em todo o país, atendendo a quase 2 milhões  de chamados anualmente por telefone, e-mail, chat,Skip,  carta ou pessoalmente. Em Santos foram registrados mais de 20 mil atendimentos em 2016. 
    O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Ligue 141. Acesse https://www.cvv.org.br/
    Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, sem viés religioso ou ligado a qualquer outra iniciativa. É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.