Pular para o conteúdo

Gotas no Judô participa de premiação do Comunidade em Ação

    atribuna
    Capa do jornal A Tribuna desta quarta-feira (14)
    No dia 13 de dezembro o Gotas no Judô participou como um dos finalistas do Prêmio Comunidade em Ação, promovido pelo jornal A Tribuna. A premiação aconteceu no Sesc com apresentação musical da Camerata do Manzione. Participaram como finalistas 15 projetos desenvolvidos na Baixada Santista com propostas diferentes mas um único intuito: o de melhorar o mundo em que vivemos.
     
    “Não ganhamos, mas foi muito gratificante participar desta iniciativa que dá visibilidade a projetos tão importantes na sociedade. A repercussão que tivemos com a reportagem foi nosso verdadeiro prêmio”, ressalta Marise Harue H.Hashimoto, coordenadora de Captação de Recursos da AIS Gota de leite e do Gotas no Judô. Projeto tem patrocínio das empresas MSC, Ecoporto e Sapoti, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (PROMIFAE).
     
    Em sua 14ª edição, o evento é uma parceria entre A Tribuna e a Ultracargo com o objetivo de valorizar as ações sociais realizadas na Baixada Santista. Todos os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por membros de A Tribuna, Diocese de Santos, Fundo Social de Solidariedade de Santos, Ultracargo e da Secretaria de Educação de Santos. 
    unnamed-1
    Marise, Francielly, Graziela e Diogo representaram a Gota na premiação
    unnamed
    Apresentação da Camerata abriu a premiação

    Confira a reportagem sobre nosso projeto publicada no jornal em agosto deste ano, escrita pela jornalista Tatiane Calixto:

    No judô, gotas que mudam destinos

    Cátia Carvalho da Silva decidiu colocar o filho, hoje com 15 anos, no projeto Gotas no Judô, em Santos, porque sentiu que ele precisava de um novo caminho. Aos poucos, ela percebeu que no tatame, os oponentes que o garoto vencia lutando, se confundiam com as más companhias que ele deixava para trás. E que depois de cada queda na luta, ele crescia mais na vida. 

    No fim, todo golpe do filho que colocava o adversário de costas no solo, também deixava no chão os obstáculos que o distanciavam de um futuro melhor. Hoje, o garoto é um dos talentos do judô revelados pelo projeto desenvolvido desde 2013 pela Gota de Leite, em Santos.

     Ele também representa a oportunidade que o programa dá para meninos e meninas escolherem um caminho que, mesmo não levando necessariamente a pódios, segue reto em direção à cidadania.
     “Tinha decidido colocá-lo em alguma atividade, fora do horário da escola. Ele estava andando com más companhias, estava dando um pouco de problema. Como eu e o pai dele trabalhamos o dia todo, a gente ficou preocupado”, lembra Cátia.
     
    No começo, o garoto não queria ir às aulas, mas acabou descobrindo um novo mundo e um novo talento, inspirando, inclusive, o irmão mais novo, de 9 anos. Hoje, os dois são federados pela Gota de Leite. E mais: estão competindo e conseguindo bons resultados.

    Mas para a mãe, o principal é perceber a mudança de comportamento. “Eles precisam ir bem na escola para estar aqui. Então eles têm notas boas. Fora o comportamento. Eles melhoraram muito, têm responsabilidade. Principalmente o mais velho. Hoje, posso dizer que ele é meu amigo e eu fico aliviada porque ele está no bom caminho”. 

    Marise Harue Hirose Hashimoto, coordenadora de Captação de Recursos da Gota de Leite, conta que o projeto esportivo, totalmente gratuito, nasceu para dar continuidade no atendimento oferecido pela instituição. 

    “Não tínhamos a utilização do ginásio, a não ser na quermesse. Então, apresentamos um projeto que pudesse fazer com que a gente ampliasse nosso atendimento. Atendíamos crianças até os 6 anos, na Educação Infantil e, com o novo projeto, a ideia era darmos continuidade”, conta. 

    Na hora de escolher a modalidade, houve dúvidas e chegou se a cogitar oferecer aulas de futebol. No entanto, segundo Marise, apesar de terem força na Cidade, aulas de judô gratuitas não eram oferecidas em muitas entidades. Por isso, a Gota optou pela arte marcial. 

    “Nosso principal objetivo no início era tirar essas crianças e jovens da rua. Ser uma alternativa para os pais que trabalhavam o dia inteiro. Mas o tempo foi revelando talentos. Tanto que nos preparamos e estamos conseguindo a federação de alguns alunos”, explica.

    Para Marise, oferecer um novo olhar, uma nova perspectiva para os jovens é fundamental. Além disso, ela se diz feliz de poder contribuir para que talentos não sejam desperdiçados. “Hoje, acredito que o projeto faz a diferença na vida de 120 famílias”. 

    Outros frutos do projeto: disciplina e vida saudável
    Christiane de Carvalho Freitas tem dois filhos no projeto: Juan, de 10 anos, e Isabelly, de 7. Ela conta que o Gotas no Judô teve um impacto direto na disciplina dos filhos. “Eles têm muito mais preocupação com horário. E vejo que muito vem daqui. Fora que eles se encantaram com o esporte. A Isa, inclusive, é federada. É um jeito de eles não ficarem o tempo todo no vídeo game. É mais saudável”.

    E foi exatamente em busca de uma vida mais saudável que Gabriela, de 8 anos, ingressou no projeto. A mãe Natalie Mota Alves, conta que a filha recebeu a orientação médica e precisava emagrecer. No entanto, um ano depois, despontou como uma promessa do esporte. Hoje, ela também é federada e ama o que faz.

    “Para permanecer aqui, ela precisa ir bem na escola, tem que ter responsabilidade. Fico muito orgulhosa de vê-la indo bem no esporte. Mas também fico feliz de saber que ela está crescendo com responsabilidade, aprendendo a perder e a ganhar, no meio de uma família. Porque aqui, somos uma família”.
     


    Eloy Pereira – Sensei do projeto

    Segundo o professor do projeto, o judô trabalha a questão da disciplina. “Fora isso, aqui, também acompanhamos o desempenho escolar. Não é só competição. Mas é trabalhar o aluno para que ele seja cidadão, para que tenha caráter. E o esporte é uma ferramenta muito importante que consegue canalizar a energia para o lado positivo. Eu sou suspeito para falar porque amo o judô. Mas é muito bom vê-los crescer em um bom caminho”, diz.

     


    Milton e Felipe Seino – Pai e filho

    Felipe tem 7 anos e adora as aulas de judô. Reconhece, do seu jeito, que ainda não é um grande judoca, mas que tem aprendido muito. “Eu melhorei bastante, mas não fico triste quando eu perco. Perder e ganhar é a mesma coisa. O que é legal é lutar”, diz convicto. Esse pensamento deixa o pai, Milton Seino, bastante satisfeito. “É fundamental saber que a vida não é feita só de vitórias e que aprendemos quando perdemos”.

     


    Maria Eduarda Martins – Aluna do projeto

    O passo mais importante para Maria Eduarda Martins, de 8 anos, segundo ela mesma, está sendo fora dos tatames. “Eu estou gostando muito. E tem que ter disciplina e eu era muito bagunceira e tinha preguiça. Mudei bastante porque eu quero ser uma judoca”, garante. A judoca é uma das alunas do projeto desenvolvido pela Gota de Leite de Santos, que atinge 120 famílias.

     

    Perfil
    Projeto Gotas no Judô
    O que é? Oferece aulas de judô gratuitas para crianças e adolescentes, buscando no esporte o estímulo para despertar a disciplina, o trabalho em equipe e a cidadania.
    Desde quando? 2013
    Contato: (13) 3202-0226